A visão empreendedora de Roberto Santiago

INTRODUÇÃO

 

Conhecer a logística dos negócios e adquirir experiência é um dos primeiros passos para quem almeja ingressar no ramo empresarial. Com essa concepção Roberto Santiago iniciou sua preparação no Colégio Marista Pio X, uma tradicional instituição da cidade. Ainda cursou Administração de empresas no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). E profissionalmente, começou sua carreira no Café Santa Rosa. Mais tarde, investiu na sua própria empresa de cartonagem, e hoje é responsável pela abertura dos maiores e bem conceituados shoppings do estado da Paraíba, o Manaira Shopping.

 

AÇÕES EMPREENDEDORAS: O SEGREDO DO SUCESSO EMPRESARIAL

 

Para um empresário dar início aos negócios é necessário que ele reflita sobre algumas questões, tais como: qual será a localização do seu ponto comercial? Qual o perfil do público? Quem irá frequentar o estabelecimento? Quanto as pessoas estão dispostas a pagar por determinado produto? Qual o tipo de concorrência? E principalmente, qual será o diferencial dessa empresa? São várias questões a serem respondidas, e com o empreendedor Roberto Santiago certamente não foi diferente, ele também deve ter pensado em indagações parecidas ou até mesmo em outras.

No entanto, essas reflexões não surgiram do nada, a formação acadêmica e profissional foram contribuições que ajudaram o referido empresário a pensar em tais questões, possibilitando assim que ele adquirisse com o tempo o que se denomina de “traquejo para os negócios ”. Tal característica que pode ser constatada por algumas ações empreendedoras realizadas pelo empresário em questão. Dentre elas, têm-se a escolha da localização do Manaira Shopping, essa que foi pensada de maneira estratégica, visto que está situada entre o centro e as praias do litoral(norte da capital paraibana). Esse Shopping é um dos maiores centros de compras do estado da Paraíba, sendo também um ótimo local para eventos e encontros.

Também, Roberto Santiago como todo bom empreendedor sempre fica atento ao que acontece no mundo afora. Justamente por essa razão que ele abriu as portas do seu shopping para Exposição Dragões. Por entender que na atualidade cada vez mais à ficção e a fantasia estão presentes em filmes e nos seriados de televisão. Por isso que o Manaira Shopping adotou essa idéia de apresentar esse evento cultural com dragões, buscando assim proporcionar ao público além do entretenimento, um momento de transposição para o mundo da imaginação.

Ainda não pode ser esquecido que apenas um incremento cultural não basta para afastar as pessoas da concorrência, por essa razão que o empresário Roberto Santiago apostou em opções de diversão e lazer, esses que também são cruciais para o andamento dos negócios. Por isso que no momento da construção do shopping equipou os espaços com cinemas, salões de festas, pistas de boliche, parques de diversão eletrônica e até casa de shows. Tudo isso com o intuito de garantir, agradar e satisfazer os seus clientes. Nessa acepção, o segredo do sucesso empresarial estaria tanto na experiência acadêmica quanto a profissional adquirida ao longo dos anos, essas que puderam auxiliar o referido empresário a conhecer melhor o funcionamento do próprio negócio, e assim a se tornar hoje, uma pessoa importante e reconhecida no mercado empresarial.

 

CONSIDERAÇÔES FINAIS

 

Como foi percebido ter conhecimento sobre a logística do próprio negócio, e principalmente experiência são qualidades importantes para quem deseja ser um empresário bem sucedido. Por esse motivo que o empresário Roberto Santiago, primeiramente, se preparou para ingressar no ramo empresarial, e depois de adquirir a devida experiência tanto com seus estudos, como também por meio dos ofícios profissionais realizados que começou a implementar em seu shopping algumas ações empreendedoras.

 

Author: VLBrazil