Artefatos da Idade do Bronze possuem quantidades de níquel e ferro inviáveis ao nosso planeta

Cientistas ficaram surpresos no ano passado, quando descobriram que o faraó egípcio Tutancâmon possuía uma faca feita com um metal que só poderia ter vindo do espaço.

Antes dos seres humanos terem conhecimentos sobre os minérios e como retirar o ferro da forma bruta em que ele se apresenta na natureza, os elementos vindos do espaço como meteoros e meteoritos, acabavam sendo os fornecedores desse metal naquela época. Para preparar as facas, os discípulos dos ferreiros egípcios utilizavam pedras vindas do espaço, como o do Kharga, que foi um meteorito que caiu próximo de Alexandria e foi descoberto nos anos 2000.

Os aprendizes escolhiam esses materiais vindos do espaço, pela facilidade da confecção dos artefatos usando esses materiais, sendo que dessa forma eles conseguiam escapar da falta de conhecimento dos métodos de fundição nessa época, já que os metais vinham praticamente prontos do espaço.

O que esse estudo mais recente descobriu, foi que os egípcios não foram os primeiros que descobriram a facilidade de se fazer artefatos, com esses minérios vindos do espaço. Na  Idade do Bronze,  armas e utensílios usados por humanos já haviam sido feitos com esses minérios, usando o mesmo tipo de produção.

Os seres humanos da Idade do Bronze conseguiram descobrir a combinação de estanho e cobre, sendo por esse fato que foi dado o nome dessa época. Apesar dos humanos desse período já produzirem quase tudo com essa mistura de metais, que apresentavam tanto resistência quanto maleabilidade, eles também já usavam alguns artefatos de ferro, que eram vistos como autênticas preciosidades. Somente depois de passados dois mil anos, com a Idade do Ferro, que tudo passaria a apresentar um tom prateado.

Nessa pesquisa foram estudados utensílios fabricados nessa época, cerca de 1300 e 3200 a.C. Entre os objetos estudados estavam uma adaga feita na Turquia, um machado e um colar feitos na Síria, uma pulseira egípcia, vários objetos vindos da China, além de artefatos encontrados na tumba do faraó egípcio Tutancâmon.

De acordo com Albert Jambon, autor do estudo, as conclusões encontradas podem ser complementos de pesquisas anteriores, que indicavam que grande parte do ferro usado no período da Idade do Bronze, eram originários dos meteoritos vindos do espaço.

 

 

Author: VLBrazil