Atividade física tem os benefícios anulados com a poluição o ar

A poluição do ar trás cada vez mais malefícios às pessoas, e recentemente foi descoberto que a atividade física está sendo prejudicial a saúde, de acordo com um estudo publicado pelo The Lancet, um periódico científico, devido a poluição do ar em ambientes urbanos.

As emissões de carbono no ar prejudicam a saúde dos idosos causando danos aos seus pulmões e artérias quando eles se exercitam em ambientes urbanos, mostrou o estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em parceria com a Imperial College London, no Reino Unido.

Foram recrutadas 119 pessoas com idade superior a 60 anos de idade. Desse total 40 tinham a saude boa, 40 sofriam de doenças crônicas pulmonares e 39 tinham esclerose coronariana, gordura acumulada nas artérias que causa rigidez e dificuldade no fluxo sanguíneo.

Os voluntários foram divididos em grupos que tinham que caminhar por um período de duas horas em diferentes locais de Londres, sendo metade em ruas com maior número de carros e outra metade em partes tranquilas da cidade, e depois inverteram a rota após três a oito semanas.

A concentração de poluentes foram medidas após a caminhada, junto ao marcador de saúde de cada participante.

Os voluntários saudáveis tiveram um benefício maior na capacidade pulmonar e na rigidez arterial, e na rua mais movimentada os mesmos participantes tiveram resultados piores, o que mostrou que a qualidade não influencia na prática de atividade física.

Esses resultados, segundo os pesquisadores, são explicados pela alta concentração de gases poluentes no ar, tipicamente encontrados em ambientes urbanos associados a um risco maior de doenças cardíacas e respiratórias.

Segundo os especialistas, apesar do estudo ter sido realizado com pessoas maiores de 60 anos, os jovens também podem sofrer impactos de forma similar, porém outro estudo precisa ser realizado para comprovar a teoria.

O estudo mostrou que ambientes poluídos causam danos à saúde, os pesquisadores alertam que praticar atividade física é algo importante de ser realizado regularmente

A exposição de poluentes trás os riscos durante o treino e não a prática da atividade física em si, a alternativa é realizá-las em ambientes com menos poluição ou internos.

 

 

Author: VLBrazil