Claudio Loureiro fez campanha publicitária para a UNIMED Curitiba

A empresa publicitária Heads, de Claudio Loureiro, realizou uma campanha para o Dia Nacional contra o fumo. A estratégia da empresa passou por demonstrar os efeitos nocivos que o tabaco pode ter para a saúde humana de quem fuma e também de quem os rodeia. A empresa que encomendou a campanha publicitária à empresa brasileira foi a UNIMED Curitiba.

Uma das estratégias desenvolvidas pela empresa de Claudio Loureiro esteve uma colaboração que a empresa acordou com o restaurante japonês Azuki, em que estavam diversos pratos com ingredientes sublimes e de alto paladar e grande variedade gastronômica. De acordo com a principal responsável pelo Marketing da UNIMED Curitiba nesta campanha, Valeria Lopes, o objetivo desta iniciativa estava na consciencialização por parte dos tabagistas para as consequências que o ato de fumar causa no paladar, um dos cinco sentidos do corpo humano. Para quem é tabagista, e segundo a mesma fonte, não importa frequentar um restaurante culto e prestigiado pelas suas variedades de comida e paladar se fuma constantemente, uma vez que essas experiências são anuladas pelo efeito do tabaco nas papilas gustativas.

Segundo dados estatísticos referentes a este tema, existem cerca de dois bilhões de fumadores no mundo. Por outras palavras, em cada quatro pessoas que habitam o nosso planeta, pelo menos uma é fumadora. No nosso caso em particular, o Brasil tem um índice de percentagem menor à media mundial, uma vez que apenas 10% da população brasileira é fumadora (em cada dez brasileiros, apenas uma pessoa é fumadora).

O Instituto Nacional do Câncer elaborou um estudo relativamente ao tabaco e conseguiu concluir que o tabaco é a principal causa de morte em doenças pulmonares como bronquite enfisema pulmonar e cancro do pulmão. O total de pessoas que morrem devido ao tabaco anualmente chega às 6 milhões de pessoas, onde dez por centro são fumadores passivos (pessoas que inalam o fumo proveniente dos fumadores).

Claudio Loureiro e a Heads transmitiram uma campanha que focava em persuadir e convencer o público fumador para os riscos que correm sempre que acendem um cigarro. Assim, Claudio Loureiro esperava que os fumadores conseguissem negar ao vício de fumar e beneficiar a saúde dos mesmos bem como das pessoas envolventes. Para isso, a empresa publicitária brasileira quis demonstrar que o tabaco contribui para a perda de um dos cinco sentidos do corpo humano: o paladar.

A forma como a equipa de Claudio Loureiro abordou a temática mereceu algumas palavras agradáveis pela parte de Valéria Lopes que se mostrou satisfeita com o resultado. Segundo a mesma a campanha publicitária representa “uma forma diferente de alertar. Mais imediata. Mais marcante. Que o cigarro causa males todos nós já sabemos, mas, mesmo assim, parece que as imagens de um futuro distante não influenciam tanto na decisão dos fumadores. Eles fumam igual. Trouxemos os prejuízos do agora, uma maneira de mostrar que até na fruição dos sabores o cigarro atrapalha”.

Por fim convém lembrar que o tabaco é um dos produtos mais cancerígenos do mundo e as consequências podem modificar bastante a forma como conduz a sua vida.

 

Author: VLBrazil