Como empreender sem abrir mão da vida pessoal, por Flavio Maluf

Não é incomum de se encontrar empreendedores que vivem o eterno paradoxo do profissional, onde a lucratividade confronta com a vida pessoal. O empenho, sobretudo nos primeiros anos de abertura de determinada empresa, pode ser um empecilho aos empresários no que se refere aos outros campos de sua existência. A boa notícia é que há a possibilidade de haver conciliação entre a gestão e o que acontece fora das dependências da organização. De acordo com uma reportagem veiculada pelo portal Exame, Ana Fontes, profissional especializada em empreendedorismo, alega ser possível encontrar equilíbrio na trajetória empresarial, reporta o empresário e presidente da Eucatex Brasil Flavio Maluf.

Segundo a especialista, um grande equívoco que se pode cometer é centralizar muitas tarefas. Embora o empreendedor tenha o ímpeto de acreditar que somente ele fará determinado trabalho com a devida qualidade, trata-se de um engano, pois as demais pessoas da equipe podem realizá-lo de formas diferentes e ainda assim alcançarem resultados satisfatórios. Ela defende que haja divisão das atividades para que ninguém saia sobrecarregado, noticia Flavio Maluf.

Saber diferenciar as providências de caráter urgente das que são importantes não é exatamente tarefa das mais simples, observa Ana. As de grande urgência não devem se sobrepor as de maior importância, uma vez que estas últimas são cruciais para o futuro dos negócios, considerando-se um período de longo prazo. Dessa forma, a profissional orienta para que os empreendedores não gastem energia apenas com o que demanda ser solucionado em breve e também considerem os fatores estruturais relevantes para a saúde da empresa, salienta o executivo Flavio Maluf.

Recorrer ao auxílio da tecnologia é uma regra de ouro, de acordo com as orientações da especialista. No mercado já existem diversos aplicativos que auxiliam na hora de se organizar o trabalho, enfatiza Ana. Ela ainda cita a grande contribuição que as nuvens têm prestado a quem necessita ganhar tempo enquanto ocupa-se de gerir uma empresa. Mais que fazer backups de dados, estes mecanismos podem ser facilmente acessados, agilizando a rotina corporativa quando, por exemplo, há a necessidade de se visualizar determinado documento.

Cuidar bem da vida pessoal foi elencado por Ana como algo indispensável para empresários que almejam equilíbrio de forma holística. Ela destaca que tarefas como zelar pela saúde, praticar esportes ou outras atividades voltadas ao lazer são determinantes para que não se perca a qualidade de vida. Investir em cursos de aperfeiçoamento também são indicadas pela especialista como um meio de ampliar conhecimentos ao passo em que novos contatos são estabelecidos, aumentando a própria rede de relacionamentos. A profissional, entretanto, afirma que é necessário manter o foco longe do trabalho quando da participação nesses eventos, ressalta Flavio Maluf.

O empreendedor não deve voltar-se apenas para os negócios, destaca Ana. Levar uma vida equilibrada implica em abdicar, vez por outra, de algumas horas da rotina de trabalho para viver outras experiências pessoais, defende a especialista. Ela ainda ressalta que trata-se de uma forma saudável de se encarar o expediente por vezes extenuante que os empresários costumeiramente possuem, salienta Flavio Maluf, gestor da Eucatex.

 

Saiba mais

 

Author: VLBrazil