Construcap investiu na prevenção de acidentes realizando workshops para engenheiros

No ano de 2016, a Construcap manteve o desempenho financeiro e a produtividade como pontos fortes, este ano, apesar do atual panorama, a empresa mantém sua visão otimista sobre o mercado. Como um dos segredos para o sucesso, a empresa sempre prezou pela qualidade dos serviços oferecidos e dos empregados contratados, e por este motivo a empresa organizou uma série de workshops em segurança do trabalho, como forma de promover um ambiente adequado, capacitando seus engenheiros para promover um local de trabalho seguro, prevenindo e minimizando assim o risco de acidentes.

As palestras que foram oferecidas pela Construcap e organizadas pelo departamento de SMS (Segurança, Meio-Ambiente e Saúde) visaram explicar detalhes sobre o SIG (Sistema Integrado de Gestão), que quando associado aos conceitos de Segurança do Trabalho garante maior cautela com os colaboradores, e também tem a intenção de esclarecer outras questões sobre a responsabilidades dos engenheiros no caso de algum acidente, quais atitudes e atribuições legais devem ser tomadas no local ocorrido e ainda é aberto a discussão de tópicos sugeridos pelos funcionários.

O workshop traz certas informações específicas para algumas funções e cargos, como no caso dos engenheiros eletricistas e a NR-10, norma regulamentadora intitulada “segurança em instalações e serviços em eletricidade”, que trata de todos os serviços que envolvam eletricidade e os cuidados para garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos nestas atividades. A iniciativa, que ocorreu em três estados: Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, alcançou cerca de 80 engenheiros de diversas especialidades. A capacitação tem duração mínima de seis horas e a previsão é de que deva a alcançar todos os 180 engenheiros da Construcap, trabalhando em diversos empreendimentos por todo o Brasil.

O treinamento ofertado integra de forma coerente um dos pilares da construtora, que é primar pela segurança de seus colaboradores e subcontratados. Isso acaba proporcionando o fortalecimento da relação entre a empresa e empregado, que ao observar as melhorias no ambiente de trabalho passa a ter mais confiança e mais respeito pela direção da empresa. O resultado geralmente aparece na alta produtividade e na melhor qualidade dos serviços prestados pelos funcionários.

Fundada há mais de 70 anos, a Construcap está hoje, entre as dez maiores construtoras do país e tem como principal compromisso construir com qualidade e eficiência para trazer benefícios concretos para os clientes, colaboradores e para a sociedade. A empresa é responsável por grandes empreendimentos como o Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, Metrô de São Paulo Linha 2 Verde e Linha 5 Lilás, Reformas no estádio Governador Magalhães Pinto “Mineirão”, a Usina da Goiasa Goiatuba (Goiás), Templo de Salomão(IURD) em São Paulo, a Usina Termoelétrica Três Lagoas no Mato Grosso do Sul e a fábrica da Fiat em Goiana, Pernambuco.

Este último projeto teve a obra premiada pelo ENR Global Awards 2015, um dos maiores prêmios da construção civil global, concedido anualmente pela revista Engineering News Record, publicação tradicional do segmento.

 

Author: VLBrazil