Curiosidades sobre o Havaí que é o 50° estado americano

Image result for kauai island

São poucos os lugares do mundo que conseguem a harmonia entre a natureza quase intocada, e o desenvolvimento da civilização. Com praias maravilhosas, cachoeiras e florestas, o Havaí é o destino dos sonhos de muitas pessoas. Esse arquipélago é formado por oito ilhas, cada uma com características e atrativos diferentes. Muitas curiosidades existem sobre o Havaí, que é o 50º estado americano.

O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, nasceu em Honolulu no Havaí e a praia mais famosa é Waikiki.

O Havaí é o local com população mais isolado do planeta, são quase 4.000 km de distância dos EUA e quase 6.500 km do Japão. Para chegar a esse destino são necessárias diversas horas de viagem, e as passagens não são baratas, mas o destino compensa qualquer investimento e sacrifícios.

Devido à sua localização e quase não ser poluído, o Havaí é o paraíso para os pesquisadores. Nesse arquipélago é encontrado um dos mais importantes observatórios do planeta, sendo que a partir de 2018, abrigará o maior telescópio do mundo, que custou cerca de 1 bilhão de dólares.

Outra curiosidade que quase todos desconhecem, é que os astronautas da Apolo treinaram como pousar na Lua, no Havaí. Durante as décadas de 60 e 70, diversos astronautas da Nasa fizeram treinamentos no Mauna Kea, em Big Island, porque o seu terreno era parecido com o da Lua. Atualmente a Nasa ainda faz diversos experimentos na região.

No arquipélago do Havaí, duas do total de oito ilhas, não podem ser visitadas. Kaho’olawe é a menor delas, e não possui moradores. Ni’ihau também não pode ser visitada e as únicas pessoas que podem entrar na ilha, são funcionários do governo e da Marinha americana. As outras ilhas são Big Island, Maui, Kauai, Oahu, Lanai e Molokai.

O Havaí possui um palácio real, o único em um estado americano, e foi inspirado nos castelos europeus. A construção do palácio começou em 1870 e terminou em 1882. Ele está localizado na ilha de Oahu e está aberto para visitações ao público.

Devido à lava do mais conhecido vulcão havaiano,  o Kilauea,  a maior ilha do Havai cresce diariamente. Mais de quinhentos acres foram acrescidos ao tamanho da ilha de Big Island, entre os anos de 1983 e 2002. A estimativa é de que esse aumento, seja em torno de quarenta acres por ano.

O Havaí possui duas línguas oficiais em seu território, o havaiano e o inglês, tornando ele o único estado americano a possuir essa característica.

 

Author: VLBrazil