Dicas dos principais alimentos para ingerir no inverno

Com as temperaturas mais baixas no inverno, alguns alimentos se tornam mais frequentes nesse período, mas um certo controle é necessário. Nessa estação é bem comum que as pessoas não resistam a massas, chocolates, caldos, fondues, vinho, bebidas quentes e várias outras opções, acabam entrando no nosso cardápio.

Paula Macedo, que é professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina (FASM), explica que o ideal é não cometer exageros com esses tipos de alimentos, já que juntamente com essa situação, pode acontecer à falta de atividades físicas, fazendo com que as pessoas venham a ter um ganho de peso e consequentemente, alguns problemas de saúde. O mais indicado é sempre manter o equilíbrio, e que no inverno é natural termos mais fome. Mesmo com esse aumento de apetite, é possível termos uma alimentação mais saudável e com calorias mais baixas. Alguns alimentos indicados para essa estação pela nutricionista são:

Sopas

A sopa feita em casa é muito nutritiva, sendo que o ideal é não fazer uso de temperos industrializados, pois eles apresentam uma quantidade alta de sódio e também de gorduras saturadas, podendo além de aumentar o peso, também elevar os riscos de problemas no coração. As melhores sopas são as feitas com verduras e legumes.

Chás

São diversas as vantagens que trazem a  ingestão de chá  para à saúde de todos. O chá eleva o metabolismo, além de ser antioxidante e cardioprotetor. Qualquer tipo de chá é indicado, sendo que os chás verdes são muito importantes, já que eles aumentam principalmente o metabolismo. Somente no chá preto deve ser evitado o alto consumo, pois ele apresenta uma grande quantidade de cafeína, que em excesso faz mal à saúde.

Vinhos

Essa bebida é indicada, mas o seu consumo deve ser equilibrado, a quantidade recomendada é de uma taça de vinho diária. Os benefícios do vinho tinto seco por exemplo, é que ele diminui a ameaça de doenças no coração, demências e doenças respiratórias. A uva apresenta substâncias antioxidantes, que são otimizadas graças a fermentação que é usada na fabricação dos vinhos.

Frutas

Algumas frutas são da estação mais fria, como o melão, o abacaxi pérola, caju e morango. Todos eles são ricos em vitamina C, e o seu consumo é necessário principalmente no inverno, porque eles atuam no sistema imunológico. Essas frutas também são ricas em fibras e ajudam a baixar a glicose, o colesterol e a melhorar o funcionamento do intestino.

Canela

A canela traz tantos benefícios para à saúde, que a sua ingestão é aconselhada não somente no inverno, mas no ano inteiro. Ela ajuda na digestão, no controle da glicose, reduz o colesterol LDL, reduz a necessidade de ingerir carboidratos e doces, além do seu consumo ajudar quem sofre de bronquite, ela também ajuda o corpo a combater doenças respiratórias, porque possui elementos antibacterianos, anti-inflamatórios e expectorantes. A canela pode ser usada em sobremesas e bebidas quentes.

 

 

Author: VLBrazil