Eduardo Sirotsky Melzer participa de painel sobre governança corporativa

Resultado de imagem para eduardo sirotsky melzer

No evento de lançamento da obra mais recente da autora Sandra Guerra, um livro chamado “A caixa-preta da governança”, José Galló, presidente das Lojas Renner, se juntou a Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS, em um debate sobre os principais desafios e as características mais marcantes da governança corporativa no país. O lançamento ocorreu na Livraria Cultura de Porto Alegre.

Sandra Guerra trabalha como consultora há muitos anos e já fez parte da fundação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), exercendo o cargo de presidente do conselho da entidade por um período de quatro anos. Em seu livro mais recente, a consultora utilizou como base um estudo feito com mais de cem conselheiros brasileiros, e tem como objetivo demonstrar que o trabalho de um conselho se divide em três categorias principais, o direcionamento da estratégia, um controle e monitoramento contínuo da empresa, e também prestar um aconselhamento adequado para a gestão da companhia.

No evento de lançamento do livro, organizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), foi proposto um debate a partir do painel “Uma viagem pelo mundo comportamental dos conselhos”, em que os empresários Eduardo Sirotsky Melzer e José Galló discutiram sobre as suas principais opiniões em relação ao papel e as obrigações de um conselho administrativa dentro das empresas.

Durante os debates promovidos por esse painel, Eduardo Sirotsky Melzer falou um pouco sobre como foi ter assumido o Conselho de Administração da RBS no ano de 2016, respondendo ainda algumas questões sobre como lida com a gestão do atual CEO do grupo, Claudio Toigo Filho. Ele citou também várias informações importantes sobre como é administrar um negócio familiar, respondendo algumas dúvidas muito comuns que existem sobre esse tipo de empresa.

De acordo com o empresário, exercer uma governança de qualidade é um fator determinante para as perspectivas de crescimento de uma empresa, sendo também o que auxilia para a formação de um ambiente mais sustentável e com visões acertadas a longo prazo.

Eduardo Sirotsky Melzer é formado em Administração pela PUC do Rio Grande do Sul, tendo ainda vários cursos complementares em seu currículo, como uma pós-graduação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ao assumir o cargo máximo do Grupo RBS, empresa fundada há sessenta anos pelo seu avô, o executivo adotou uma série de decisões estratégicas, apostando especialmente em novos canais de mídia.

Por ser um dos executivos mais importantes do país no segmento de comunicação, Eduardo Sirotsky Melzer foi escolhido por três anos consecutivos como um dos líderes globais do famoso Cambridge Institute for Family Enterprise, entidade que trabalha pela educação e o conhecimento entre os empreendedores de negócios familiares. Para completar, o empresário já conquistou inúmeros prêmios ligados a área do empreendedorismo no decorrer dos últimos anos.

Entre os prêmios mais relevantes, está o de Empreendedor do Ano pela Ernst e Young, na categoria Family Business de 2015. O principal exemplo de como ele se tornou um dos maiores empreendedores do país está nos múltiplos negócios do qual ele faz parte, que além do Grupo RBS, incluem a empresa digital e.Bricks, uma companhia de investimentos que atua no Brasil e nos Estados Unidos.

 

 

Author: VLBrazil