Estudo afirma que chocolate ajuda o cérebro e a memória

Resultado de imagem para Estudo afirma que chocolate ajuda o cérebro e a memória

Há vários anos os pesquisadores já descobriram que o cacau, principal ingrediente do chocolate,  possui a função de melhorar o humor,  ajudando assim no combate ao estresse. Agora, um novo estudo feito por pesquisadores italianos foi mais além e descobriu que o consumo regular desse doce pode trazer benefícios para a memória recente e para o processamento das informações visuais.

Publicado na revista Frontiers in Nutrition, o estudo fez referência a outros trabalhos já desenvolvidos anteriormente para demonstrar que existe uma relação direta entre o consumo de grandes quantidades de flavonoides, que são compostos bioativos presentes no cacau, e a melhoria das atividades cognitivas, especialmente na capacidade que o indivíduo possui de memorizar informações, prestar atenção e ter um bom raciocínio lógico.

Além disso, os flavonoides também apresentam função antioxidante e ajudam em uma melhor absorção das vitaminas. A partir desses conceitos, o objetivo desse estudo era identificar a forma como o cérebro reagia após o consumo de chocolate, e ainda quais eram essas reações depois de um intervalo maior de tempo.

Para a pesquisa, os especialistas dividiram os participantes em grupos, e foram oferecidas diferentes quantidades de chocolate, alguns em formato de barra e outros através de bebidas de sabor chocolate. Os participantes tiveram que incluir essa quantidade do doce em suas rotinas alimentares por um período variado, que ia de cinco dias a três meses.

Como resultado, os pesquisadores descobriram que, para os voluntários mais velhos, o consumo de chocolate conseguiu melhorar a memória, a atenção e o raciocínio a longo prazo, além da dicção a curto prazo. Esses resultados foram ainda melhores para os idosos que já começavam a demonstrar alguma perda cognitiva ou problemas de memória.

Já em relação aos participantes adultos e saudáveis, também foi perceptível uma melhoria nas funções cognitivas, especialmente nas mulheres. Nesse caso, o consumo do chocolate foi responsável por reduzir os efeitos que o sono irregular causa ao cérebro. Sendo assim, passar a noite em claro ou não dormir o bastante era mais fácil para as mulheres que consumiam o doce.

Sendo assim, de acordo com as pesquisadoras do estudo, Valentina Socci e Michele Ferrara, os flavonoides presentes no cacau conseguem trazer benefícios para a saúde do cérebro e do coração, pois eles aumentam o fluxo de sangue na região do giro denteado, que fica no hipocampo. Portanto, o consumo de chocolate, especialmente dos que possuem ao menos 70% de cacau, que são os mais ricos em flavonoides, pode ser um aliado para um estilo de vida mais saudável.

 

 

Author: VLBrazil