Flavio Maluf ressalta a importância do atendimento para os novos empreendimentos

Oferecer um atendimento eficiente é uma excelente forma de conquistar e fidelizar clientes, além de ser um aspecto fundamental para gerar uma boa reputação para o empreendimento.

Atender bem é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio. Porém, para os novos empreendimentos, isso é ainda mais relevante, já que eles precisam conquistar e fidelizar os clientes para se fortalecerem no mercado. Contudo, como reporta o empresário brasileiro Flavio Maluf, muitos empreendedores, especialmente os de primeira viagem, falham nesse aspecto, o que, muitas vezes, culmina com o insucesso total do negócio.

Toda essa importância do atendimento ao cliente é explicada por vários fatores, sendo a experiência de compra o principal deles. Nesse sentido, Flavio Maluf destaca que ninguém volta a comprar em um local onde não foi tratado de maneira adequada, ou seja, onde não teve uma boa experiência de compra. Por isso, proporcionar a satisfação dos consumidores com produtos e serviços de qualidade já não é mais o bastante para conquistá-los. Também é necessário fazê-los se sentirem bem e mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar deles e está sempre disposta a ajudá-los.

Quando isso acontece, é gerada a chamada fidelização do cliente, que passa a ter aquela empresa como a primeira alternativa diante de qualquer demanda que ele venha a ter. Paralelo a isso, está mais um fator que torna o atendimento tão essencial para os empreendimentos que estão em fase inicial: a propaganda.

Um cliente satisfeito torna-se um divulgador da empresa, lembra Flavio Maluf. E esse tipo de publicidade é excelente, pois muitas pessoas pedem referências aos seus amigos ou parentes quando vão comprar algum produto pela primeira vez em um determinado local.

Desse modo, criar essa propaganda boca a boca positiva é fundamental para os novos empreendimentos. Até porque, assim como gera um excelente retorno quando é boa, ela também pode representar o fim de um negócio quando é negativa, afinal, quem vai querer comprar em uma empresa que tem uma reputação ruim?

Por falar nisso, a credibilidade, que é determinada pela reputação, é mais um aspecto importante para qualquer negócio. E ela pode ser alcançada com uma boa ajuda do atendimento eficiente ao público. Nesse sentido, como informa Flavio Maluf, um empreendimento que consegue criar uma imagem positiva, tanto para os consumidores como para o mercado no qual ele está inserido, tem maiores chances de começar a crescer.

Isso porque, a credibilidade é um dos fatores mais importantes no momento de fechar parcerias e expandir a atuação. Por isso, oferecer um atendimento ágil, eficiente e que transmita confiança às pessoas ao resolver todos os seus problemas prontamente, é uma excelente maneira de gerar uma boa reputação.

Para concluir, Flavio Maluf cita que, aqueles que acham que atender bem é algo que está ligado apenas ao processo de venda, estão muito enganados. Com os diversos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, tais como as redes sociais e os aplicativos para smartphones, é possível manter um contanto amplo com todos os consumidores. E isso é muito importante, pois passa a impressão de que a empresa trata os seus clientes não apenas como “geradores de lucros”, mas sim como amigos. Ou seja, é criada uma relação bastante próxima com o público, o que é excelente para qualquer negócio.

 

Author: VLBrazil