Malefícios causados pelo uso excessivo de celulares e computadores, Sergio Cortes reporta o assunto

Na sociedade atual o uso de computadores, tablets e smartphones tornou-se algo comum e de fácil acesso, onde você olha encontra alguém fazendo uso de tais objetos. Porém algo deve ser questionado, será que o seu uso corriqueiro trará malefícios para o corpo? Grande parte da população sente dores nas costas e mãos, por exemplo, como consequência do uso frequente dos aparelhos associado à má postura e movimentos repetitivos.

 

O Dr. Sergio Cortes, especializado em ortopedia, reporta algumas informações sobre o assunto. Ao fazer uso de computadores e notebooks no trabalho ou em casa muitas vezes as pessoas não se encontram numa posição favorável, passam muito tempo em frente ao aparelho sem fazer pausas e os móveis nem sempre são adequados. Ao passar um longo período sentado a coluna fica sobrecarregada, cerca de 80% da população tem, já teve ou terá dor na coluna. Porém, não é apenas a coluna que mostram consequências do uso prolongado de aparelhos tecnológicos.

 

Dr. Sergio Cortes noticia que o uso de celular está causando patologias, em pessoas de faixa etária diversificada, pelo uso dos smartphones. Essas patologias estão afetando mãos, punhos, braços, pescoço e ombros, geralmente as pessoas fazem uso do aparelho de cabeça baixa provocando estresse na área do pescoço, levando o usuário a sentir dores. Dr. Sergio Cortes reporta que a cabeça de um adulto pesa cerca de 10kg, o uso frequente do aparelho com a pessoa olhando para baixo gera uma pressão na coluna cervical e toracolombar. O movimento de inclinar a cabeça para frente leva a uma compressão nos discos intervertebrais podendo ocasionar uma hérnia de disco no futuro.

 

Como foi dito anteriormente não afeta apenas a região do pescoço e coluna, o movimento repetitivo pode levar a tendinite, Dr. Sergio Cortes reporta que tendinite é uma inflamação nos tendões causada por movimentos repetitivos, essa enfermidade pode afetar os polegares, cotovelos e a região dos ombros. Além disso, as dores podem ter uma área inicial, onde o músculo ou tendão foi mais irritado, e irradiar para outros locais do corpo.

 

É recomendável diminuir o uso de celulares e computadores para prevenir dores e ter uma coluna saudável. Dr. Sergio Cortes lembra que é importante manter a coluna ereta durante a utilização de ambos os aparelhos, evitar deixar o braço no ar e sem apoio, procurar segurar o celular com uma mão e digitar com o indicador da outra, em caso de prevenção da tendinite existem exercícios para fortalecer as mãos. Há também modo de prevenção no uso do computador como posicionar corretamente o monitor a 70cm dos olhos, para digitar é necessário as mãos retas e digitação de forma suave, manter os pés retos apoiado no chão ou em algum suporte e a coluna no encosto da cadeira, a cada duas horas é preciso parar de trabalhar por 10min para alongar, é necessário também ajustar o contraste e tamanho da letra para evitar a inclinação da cabeça. Ao sinal de alguma dor é necessário procurar um especialista para correto diagnóstico.

 

 

 

Author: VLBrazil