Manaira Shopping de Roberto Santiago recebe exposição que alerta sobre o trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho do estado da Paraíba (MPT-PB) trouxe para a cidade de João Pessoa uma exposição de cunho social bastante interessante, chamada “Não cale”, a qual retrata a situação do trabalho infantil no país. Inicialmente, a exposição permanecerá aberta ao público durante todo o mês de junho no Manaira Shopping, do empresário Roberto Santiago, um dos maiores da capital paraibana.

A vinda dessa exposição para João Pessoa foi uma das ações da campanha “Trabalho infantil: se você cala, ele não para”, idealizada e colocada em prática por Eduardo Varandas, procurador do MPT, em parceria com o publicitário Flávio Jatobá, que faz parte da equipe da Agência Um. Além da Paraíba, eles esperam que a exposição possa ser mostrada em todo o país.

De acordo com estatísticas divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre os anos de 2013 e 2015, o trabalho infantil teve um aumento de quase 5% no país, atingindo o número de cerca de 3,3 milhões de crianças a partir dos cinco anos de idade trabalhando no Brasil. Segundo a instituição, desses mais de 3 milhões, 62% trabalham no campo, especialmente no ramo da agricultura. Portanto, a exposição consiste em sua maioria de imagens e informações sobre o tema, tendo ainda alguns objetos que fazem parte da rotina dessas crianças que trabalham, como por exemplo, carvão, pedras, cana-de-açúcar e sabão.

Segundo Eduardo Varandas, essa exposição foi desenvolvida com o intuito de chamar a atenção da sociedade brasileira sobre esse cenário preocupante e incentivar as pessoas a denunciarem casos de trabalho infantil.

Varandas ressaltou ainda que um dos principais objetivos do Ministério Público do Trabalho é proteger integralmente as crianças e os adolescentes. Ele destacou também que qualquer tipo de exploração de mão-de-obra infantil pode ocasionar uma série de problemas no futuro da criança, como o uso de entorpecentes e envolvimento com criminalidade.

Desde que foi aberto ao público, o Manaira Shopping, de Roberto Santiago, está sempre buscando trazer exposições e projetos interessantes, tanto no aspecto cultural, como também no social. A razão disso está no fato do empresário dar grande valor a esse tipo de evento e atividade cultural, acreditando que levar ao público opções de entretenimento de alta qualidade é o grande segredo para o sucesso do seu shopping.

Nascido em João Pessoa, Roberto Santiago escolheu cursar Administração no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), e começou sua trajetória profissional na Café Santa Rosa, empresa em que trabalhou por vários anos. Após algum tempo, Roberto Santiago decidiu seguir os seus instintos e abrir o seu próprio negócio, uma decisão que se mostrou bastante acertada.

No ano de 1989, Roberto Santiago inaugurou o Manaira Shopping, que atualmente conta com mais de 300 lojas e é considerado um dos centros comerciais mais importantes do Nordeste brasileiro, recebendo um imenso fluxo diário de visitantes. O sucesso do local foi tamanho que, anos depois, o empresário optou por abrir outro shopping center na cidade, o Mangabeira Shopping, descrito como um estabelecimento moderno e cosmopolita.

 

 

Author: VLBrazil