Oncologista reporta mitos e verdades sobre ter câncer antes dos 30

O INCA, Instituto Nacional do Câncer, divulgou uma pesquisa que noticia que o câncer é a segunda causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, ficando atrás apenas dos óbitos causados pela violência e acidentes.

Em 2016 estima-se 596 mil casos de câncer no Brasil, boa parte antes dos 30. E isso levanta a dúvida de qual seria o fator determinando que faça um jovem adquirir a doença.

O site Exame realizou uma entrevista com Roberto de Almeida Gil, da Oncoclínica no Rio de Janeiro, para desmitificar os mitos sobre o câncer na juventude.

1 – Antes dos 30 anos a pessoa só pode ter câncer por fator hereditário?

Mito. Roberto de Almeida Gil esclarece que é importante a pessoa saber sobre o seu histórico familiar para se precaver. Tendo em vista que o câncer hereditário se manifesta em pessoas com idade inferior a 50 anos.

“Atualmente, estamos expostos a muitos agentes químicos, físicos e biológicos que podem causar a doença. Bons hábitos alimentares, exercícios físicos, não fumar, controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, usar preservativos, cuidar da exposição ao sol e manter hábitos sexuais saudáveis são atitudes que podem prevenir o desenvolvimento do câncer antes dos 30”, explica o especialista.

2- Estar acima do peso pode causar câncer?

Verdade. O Oncologista afirma que a obesidade e o sobrepeso podem ter sido causados por causa de alguns tipos de câncer.

“Hábitos importantes como o combate ao sedentarismo e a redução do consumo de alimentos industrializados e embutidos são essenciais para diminuir os riscos do surgimento da doença”, afirma Gil.

3 – Existem vacinas de prevenção para evitar o câncer antes dos 30 anos?

Verdade. O oncologista Roberto de Almeida Gil deu dois exemplos.

A vacina de Hepatite B pode prevenir alguns tipos câncer.

A vacina contra HPV previne câncer de colo de útero.

No inicio a vacina contra HPV foi disponibilizada gratuitamente apenas para as meninas. Porem foi reportado ao governo que o vírus do HPV também causa câncer de orofaringe. Por causa disso os meninos também estão sendo vacinados na rede pública.

4- Fumar do causa câncer depois dos 50 anos?

Mito. Segundo Roberto de Almeida Gil, o câncer que não tem origem hereditária costuma ocorrer depois dos 50. Em razão de efeitos de mutação do código genético do corpo. Porem, ele pode ocorrer precocemente, antes dos 50.

5- Toda mulher que adquire HPV necessariamente terá câncer?

Mito. O vírus do HPV é o principal responsável pelo acometimento de câncer uterino. O Oncologista, no entanto, ressalta que existem 40 tipos de vírus HPV e nem todos causam câncer. “Para que esse tipo de câncer surja, há outros fatores associados, como baixa imunidade, tabagismo, múltiplos parceiros sexuais”, explica Roberto de Almeida Gil.

 

 

 

Author: VLBrazil