Parceiros que são mais seguros tendem a estimular o crescimento pessoal do outro

Se você recebesse uma oportunidade de trabalho emocionante, que fizesse você sair de sua zona de conforto e possivelmente ganhar grandes recompensas por isso, você aceitaria? A sua resposta pode depender do tipo de relacionamento que você tem com o seu parceiro, se você tiver um.

Em um estudo publicado no Bulletin, revista que trata de assuntos sobre personalidade e psicologia social, psicólogos da Universidade Carnegie Mellon, descobriram que as pessoas com cônjuges que dão apoio eram mais propensas a enfrentar oportunidades desafiadoras.

A pesquisa sobre o apoio social se concentrou em grande parte na forma como os relacionamentos podem facilitar o estresse do trabalho quando as pessoas enfrentam adversidades.

Dessa forma, os cientistas trabalharam para resolver a seguinte questão: como os relacionamentos próximos apoiam indivíduos não só na sua capacidade de lidar com o estresse e com a adversidade, mas também em seus esforços para aprender, crescer, explorar, alcançar objetivos, cultivar novos talentos e encontrar propósito ou significado na vida? Em outras palavras, como os relacionamentos íntimos facilitam o crescimento?

Os pesquisadores apresentaram a um grupo de 163 casais as seguintes escolhas: resolver um enigma simples ou competir por um prêmio dando um discurso. As pessoas com parceiros sempre apoiando eram mais propensas a receber o prêmio, enquanto aqueles com parceiros que desencorajavam ou expressavam pouca confiança neles escolheram resolver o enigma. Seis meses depois, os participantes que competiram pelo prêmio relataram níveis de bem-estar relativamente maiores, crescimento pessoal e felicidade.

“Encontramos suporte para a ideia de que as escolhas que as pessoas fazem nesses pontos de decisão específicos, como buscar uma oportunidade de trabalho ou procurar novos amigos, são muito importantes para seu bem-estar a longo prazo”, disse Brooke Feeney, autora principal do estudo.

Os participantes que prosseguiram com o prêmio tiveram parceiros que expressaram entusiasmo sobre a oportunidade, tranquilizaram seus parceiros e discutiram os potenciais benefícios de assumir o discurso.

“Os parceiros que possuem maior segurança pessoal podem ajudá-lo a prosperar através de abraçar oportunidades de vida. Já os menos seguros podem dificultar sua capacidade de prosperar, tornando menos provável que você busque oportunidades de crescimento”, disse Feeney.

Os pesquisadores disseram que seu estudo é útil porque representa com precisão os tipos de escolhas que os casais enfrentam no cotidiano.

 

Author: VLBrazil