Pesquisadores encontram uma espécie de suíno que eles achavam que já estava extinta, considerada uma das mais ‘feias’ do mundo

Imagens foram feitas por pesquisadores em uma região do Sudeste da Ásia, de uma espécie muito rara de suíno e que é considerada uma das “mais feias do planeta”.

Esses suínos foram encontrados na ilha de Java, localizada na Indonésia, local onde essas espécies estão em risco devido à caça e pela destruição do seu habitat natural pelo desmatamento da região. Pesquisadores que realizam estudos sobre as regiões onde esses animais vivem, ficaram surpresos depois de encontrar essa espécie que eles acreditavam que já estava extinta.

Esses animais foram flagrados por câmeras que possuem sensores que são acionados pelos movimentos, e que estão fixadas em árvores. Esse porco selvagem é chamado em inglês de warty pigs ou em uma tradução livre de “porcos verruguentos”. Eles vivem em florestas que atualmente estão cada vez mais divididas  na ilha de Java,  que é uma das principais ilhas entre as milhares que formam a Indonésia.

Depois que os pesquisadores fizeram essa descoberta, a meta agora é proteger esse habitat natural, para que esses animais possam deixar de correr risco de serem extintos.

Segundo a responsável pela pesquisa Johanna Rode-Margono, que trabalha no zoológico de Chester, localizado na Inglaterra, todo o grupo ficou surpreso quando eles analisaram as imagens das câmeras.

Quando uma outra pesquisa foi realizada em 2004 nas mesmas florestas de Java, os números mostravam que essa espécie apresentava uma quantidade muito reduzida de sua população. Segundo a pesquisadora, eles acreditavam realmente que essa espécie de porco selvagem estava extinta, e que na opinião dela eles não são feios e sim lindos.

Essa espécie de suíno são peludos e apresentam verrugas na região da sua face. Apesar desse animal não ser o mais gracioso morador da ilha, a presença dele é muito significativa para o equilíbrio do meio ambiente da ilha.

Essa espécie atua espalhando sementes e cultivam o solo ao fungar a terra. Nessa ilha, essa espécie de suíno representa um símbolo de persistência em relação ao aumento do desmatamento, que está acontecendo nas florestas tropicais e que visa aumentar as áreas urbanas da ilha e aumentar as áreas para as plantações, reduzindo com isso o habitat natural dessa espécie e de várias outras existentes na ilha de Java.

 

 

Author: VLBrazil