Profissionais da imprensa discutem temas do jornalismo em encontros memoráveis

Uma das iniciativas voltada para o estímulo da boa imprensa no Brasil, o Clube da Imprensa, reúne vários profissionais do ramo de conteúdos e teve sua estreia realizadas no dia 3 de outubro de 2017. A iniciativa é sem fins lucrativos e funciona de forma independente.

Para as pessoas que tiverem interesse em participar deste evento, ele será realizado todas as terças-feiras do mês de outubro e a entrada é gratuita. O evento sempre começa a partir das 18h no local programado “Bar Brahma”, um dos pontos de encontro, de discussão formal e informal e seminários mais tradicionais da cidade de São Paulo. O bar fica localizado entre as avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade de São Paulo.

No primeiro encontro realizado do Clube da Imprensa, três jornalistas consagrados marcaram presença, sendo eles Fernando Luna (diretor editorial da Editora Globo), Carla Jimenez (editora-chefe do “El Pais” na versão brasileira do jornal) e Sergio Lüdtke (professor e desenvolvedor de novas mídias).

Também esteve presente Hélio Gomes, diretor de inovação do Grupo Mix de Comunicação. Hélio também é parceiro do iG, publisher do site “Tudo do Bem” e um dos fundadores do Clube da Imprensa, junto a Denize Bacoccina, Clayton Mello, César Itiberê, Rica Ramos, Edson Franco e Milton Gamez.

No debate de estreia do Clube da Imprensa, o tema abordado foi “O emprego na indústria de mídias brasileira está morrendo? O futuro do jornalista é a carreira a solo?”.

O tema do debate do dia 10 de outubro foi o “Tudo que os jornalistas clássicos podem aprender com os youtubers e influenciadores digitais”, e teve como objetivo, debater as reinvenções propostas por jornalistas consagrados, como Marcelo Tas e outros grandes nomes. O objetivo é conseguir manter o jornalismo funcional diante de novas plataformas tecnológicas. Hélio diz que o foco é somar forças entre os profissionais e elaborar ideias para uma melhora na profissão de jornalista aqui no Brasil.

“O objetivo é reunir os melhores cérebros do jornalismo brasileiro para brindar e discutir os rumos da nossa profissão”, diz Hélio. Segundo os criadores do projeto, ele deve se estender além do mês de outubro de 2017, mas ainda não existem previsões confirmadas.

 

 

Author: VLBrazil