RAF Arquitetura desenhou o Hospital Copa Star

O Hospital Copa Star foi desenhado e projetado pela empresa RAF Arquitetura. O Hospital prevê tornar-se especialista em áreas importantes e sensíveis como a Neurocirurgia ou Cirurgia Cardíaca. O Hospital Copa Star foi inaugurado perto do bairro de Copacabana, zona fluminense da cidade carioca. No que diz respeito à logística do hospital, esta conta com nova salas para realizar cirurgias dos mais diversos tipos; um complexo de tecnologia de ponta; hall de entrada agradável e com um ambiente calmo e sereno, para além do restaurante gourmet que se encontra disponível para receber os mais diversos clientes.

Para projetar o edifício, os arquitetos referem que foi um enorme desafio encontrar o equilíbrio entre o estilo arquitetônico da Rede D’Or e o estilo arquitetônico da zona em que seria construído o hospital (a área esta ao abrigo da Zona de Proteção do Ambiente Cultural). Um dos desafios mais evidentes era o fato do regulamento desta Zona de Proteção só permitir a construção de edifícios que sigam o padrão exigido pelos mesmos. Para além do fato dos edifícios terem de aparecer pareados, a altura máxima do edifício teria de ser de 15 metros, como afirma Flávio Kelner, um dos arquitetos do projeto: “O pé-direito de um hospital precisa ter no mínimo 4 metros cada. Contando que o edifício tem quatro andares, totalizaria 16 metros. Precisamos baixar um pouco para a altura ficar compatível com o número de andares. Apesar do grande volume de instalações e da restrição de altura, a arquitetura foi preservada.

Apesar do desafio ser evidente, o desafio mais intrigante de todos foi a idealização do espaço limitado tendo em conta às exigências do cliente. O hall foi planeado ao detalhe e cada pormenor foi devidamente refletido para que os clientes se sintam o mais confortável possível; o restaurante foi desenhado para transmitir um aspecto de calma e tranquilidade; e a inclusão de espaços determinados exclusivamente para o cliente, acompanhantes ou para o atendimento do corpo médico. As salas de cirurgia representam uma das maiores novidades do Hospital Copa Star que apresenta tecnologia de ponta como elementos de ressonância magnética integrado, salas híbridas ou telemedicina.

Para além de toda a estrutura e tecnologia ao dispor do corpo médico, o Hospital Copa Star também apresenta um cuidado especial no design interior do espaço. Segundo o arquiteto Flávio Kelner, “Portanto, quanto mais nobre o material usado, mais durável”. Estima-se que o custo de manutenção do hospital seja semelhante ao custo da sua construção. As diferentes cores neutras que o Hospital apresenta aos clientes apresentam uma clara aposta no estilo minimalista, contudo o que mais realça no espaço interior do edifício são as obras artísticas de Yukuta Toyota, como assinala Flávio Kelner, “Quem está na sala de espera observa a parede verde e quem está andando pelos corredores se depara com as esculturas do artista plástico Yutaka Toyota, que fazem parte do acervo particular do proprietário da rede D’Or”. Por último, nada disto faria sentido sem nenhuma preocupação relativamente à iluminação. Por isso, os arquitetos tentaram encontrar a melhor solução para que a luz do Hospital Copa Star para trazer o ambiente ideal para a recuperação do cliente e para o conforto dos acompanhantes, “A percepção visual se altera ao caminhar pelos espaços, porque elas não estão na linha do teto, e sim da parede”.

 

 

 

Author: VLBrazil