Redes sociais têm seus pontos negativos segundo criador do Orkut

Image result for midias sociais

Uma das redes sociais mais usadas no Brasil foi o Orkut, o primeiro contato de várias pessoas no país com uma rede social se deu através dele. Como tudo muda, o Orkut foi ficando fraco diante das novidades que a internet veio trazendo, com o tempo ele foi permanentemente desativado.

Com o surgimento das redes sociais, existe uma preocupação com a negatividade que pode fluir de uma maneira mais intensa e menos respeitosa que na vida real. Cada ação gerada por ódio pode trazer uma má experiência para as vítimas de bullying no mundo virtual. Em uma entrevista para o site UOL, o criador do Orkut, Orkut Büyükkökten, diz que existem aspectos que deixaram mais solitário o usuário das redes sociais de atualmente:

“A internet transformou a humanidade de muitas maneiras, deixou muitas coisas mais fáceis e eficientes. No entanto, estamos mais sozinhos e desconectados do que nunca. A geração atual tem um tremendo desafio emocional e tecnológico para superar”.

Image result for criador do Orkut, Orkut Büyükkökten

O criador do Orkut que atualmente lançou uma nova rede social com o nome de Hello, assegura que hoje se vive uma era de narcisismo, onde uma pessoa que exibe sua rotina quer apenas deixar transparente os aspectos positivos de sua vida, como se não houvesse as dificuldades inerentes à vida, e desse modo é gerada uma imagem do que se quer demonstrar e não do que realmente se sente.

Na “era da curtida”, é necessário passar a impressão de que não existe nenhuma imperfeição para um sentimento que exprime a necessidade de se encaixar em algum grupo. A realidade pode ser editada o que demonstra uma perspectiva melhorada da rotina de alguma pessoa.

Existe uma maior exposição à ações que expressem ódio na internet, é muito fácil disseminar o racismo, preconceito e a intolerância através das redes sociais. De acordo com Orkut: “Na vida real, palavras e ações têm consequências e tendemos a ser mais respeitosos e amáveis quando conversamos. As mídias sociais deixaram o bullying mais fácil, porque é mais simples intimidar alguém e não ter consequências. As pessoas podem criar perfis falsos ou se tornar anônimas. Até se você usar sua identidade pode provocar alguém e não se importar com a reação do outro”.

Quem pratica o bullying na internet, tende a ser uma pessoa que tem uma insegurança ou alguma frustração que deseja despejar em alguém. Querer atingir uma pessoa com palavras ou imagens desrespeitosas se tornou muito mais rápido e impune que em qualquer outro ambiente.

Apesar de todos os usos negativos das redes sociais, Orkut destaca que muitas facilidades também fazem parte desse mundo digital; como o aprendizado, a facilidade de comunicação com as pessoas e o potencial de descobrir novos assuntos que podem abrir a mente das pessoas.

 

Author: VLBrazil